25/02/2010

Pela Ética na Blogsfera - assunto sério!

Olá meninas...
Hoje o assunto é sério.
Estou muito chateada com o que tenho visto ultimamente, comigo mesmo aconteceu 3 vezes esta semana...isso mesmo, pasmem!...eu falei 3 vezes esta semana.
O que tenho reparado é que pelo visto as pessoas se acham no direito de tudo neste mundo virtual.

Agora vejam:
Por um acaso, procurando um gráfico para servir à uma amiga e seguidora do Blog, visitei algumas páginas de contatos do Orkut, e para minha surpresa em 2 perfis diferentes, num álbum com o título "Meus Trabalhos", vi fotos dos meus trabalhos (meus mesmo, da Nany e não das donas do perfis que visitava).

No mesmo dia, ainda na minha busca, digitei no Google o que procurava e pagina vai, pagina vem, apareceram fotos dos meus trabalhos mas em Blogs estranhos.
Entrei para conferir e não era uma só, tinha mais.

Isso já havia me acontecido antes.,claro...mas para mim não se trata só de abuso, se trata mesmo de falta de educação e respeito com o próximo.

Não me entendam mal...por favor.
O caso não é salvar fotos de trabalhos alheios, para sua consulta até mesmo para tirar uma ideia, um modelo.
Quem não faz isso?
Eu mesma tenho no meu pc uma pasta que nomeei "Trabalhos das Amigas", onde salvo o que gosto, inclusive com o nome da autora, para me inspirar.
Mas daí a salvar as fotos e publicar sem sequer comunicar, ou pior, sem dar os devidos créditos é uma baita de uma cara de pau. Para ser gentil neh.

Mas ainda tem mais...
Ao indagar sobre meu trabalho estar na sua página sem nenhuma referencia, as respostas são as mais esdrúxulas e toscas possíveis.
Tais como:
- Sim, está. ..por que??? (Como assim Bial?)
- Achei bonito. (ok, achar bonito não te dá o direito de postar como se fosse seu)
- Teu nome já consta na foto (mais um motivo para não postar neh)
- e outras piores...

O problema não está em postar a foto em si, o problema está em não citar a fonte...ou autoria.
Difícil de entender???

O problema é que existem pessoas sem ética nenhuma.
O problema está na velha história de que como não fazemos para os outros, cremos (erradamente) que não farão conosco.

Ainda te criticam, acham que você quer exposição...ora pois, para expor meus trabalhos já conto com meu Blog, com o Picasa, com o Orkut, o Multiply... não necessito de expor meus trabalhos em Blogs de outras.
Até porque se assim o desejasse, escolheria blogs de amigos para isso.
Eu não preciso deste tipo de publicidade, como me sugeriram...os meus trabalhos postados nos meus álbuns são por si só minha publicidade.

Qualquer pessoa, seja no ramo que for, tem o direito e mais que isso merece sim, ser respeitado.
Salvem, copiem a vontade...mas por favor, não use para postar como se fossem seus, deixando isto subentendido.
Isso além de falta de ética, é uma sacanagem que tenho certeza ninguém gosta.

Se acharem necessidade de postar uma foto de trabalho de outra pessoa, deixem claro isso.
Eu fiz isto na postagem da Colcha Fofoca, e repeti, repeti, e repeti várias vezes em várias postagens que não mereço nenhum louro por trabalho tão bem feito...afinal, não fiz ele.
E falo isso não só pelo meu trabalho...
Falo por todas as pessoas que dedicam tempo para "criar" seus trabalhos.

A próposito...
para quem me disse que eu me acho uma artista plástica...(hehe)
Meu bem, eu não me acho uma artista plástica mas eu sei que tenho talento, competência e o mais importante, tenho respeito pelas pessoas que visitam meu blog, que seguem meu blog e que, entre tantas bordadeiras talentosas na net, escolhem a mim para realizar seus pedidos.

Por isso mesmo, os trabalhos postados aqui são os meus trabalhos.
Sem cópias, sem apropriações.





7 comentários:

  1. Nany,

    Ví o seu desabafo e concordo plenamente com você!
    Outro dia uma pessoa pediu-me para que add e quando olhei seu álbum, tinha como "meus trabalhos" uma manta de ursinhos que vc bordou.
    Eu nem a add! Fiquei chateada por vê-la apropriar-se de um trabalho que foi criado com seu carinho e esforço. Tem uma amiga nossa também que tem como dela uma toalha da Hello Kithy que eu bordei..rsrs...
    Acho lindo tirar idéias, como eu, você, e muitos o fazem. Podem até bordar igual... Mas postar no álbum como autoria própria, isso não! O autor sempre conhece a sua obra, não é?
    Os riscos estão na net para todos... Cada um faça o seu!

    E mais: - Você é uma grande artista sim! E das melhores que conheço!Respeita os outros
    e partilha suas lindezas com todos. Não foi assim que ficamos amigas?
    Vc me mandou um gráfico de toalhas que bordou e eu fiz um igualzinho, só que na cor verde... Ainda pretendo fazer aquele em tom palha!
    A Hello Kitthy, usei seu gráficos e fiz á minha maneira...Repito:- que quem quer bordar igualzinho está certo, sinal que gostou, mas apropriar-se do trabalho de outrem, ISSO NÃO!
    Estou com você, viu amiga!
    Beijos e um lindo fim de semana! Te gosto muito!

    ResponderExcluir
  2. Oi Concordo com vc tirar idéia é uma coisa colocar a foto e dizer que fez é outra.

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Nany amada,
    Que situação chata e complicada...
    Chata, pelo fato da falta de educação de muitas pessoas que "andam" pela internet...
    E complicada, pq uma pessoa como tu, com o talento e com um trabalho perfeito que executa será sempre alvo de pessoas invejosas e sem educação que sempre deixarão recadinhos bestas!!!
    Tenho certeza que sou uma em meio a milhares de blogueiras que admiram teu trabalho, e que estaremos sempre te enviando boas energias e desejando que cada dia que passe borde cada vez melhor (apesar de que acho que tu já atingiu o auge da perfeição... hehehehe).
    E são estas chatices que faz com que pessoas de boa fé, como nós, tenhamos cada vez mais vontade de continuar com tudo que projetamos em nossa vida!!!
    Teus trabalhos são todos muito LINDOS, PERFEITOS e exemplos para iniciantes como eu!!!
    Beijossss, Lica.

    ResponderExcluir
  4. Olá Nany

    Por acaso achei seu blog e literalmente me apaixonei pelo seu trabalho e pela maneira simples de falar.

    Faz uma semana que olho seu blog cheia de admiração e percebo quanto ainda tenho a aprender.

    Infelizmente passei por um problema como o que você esta enfrentando, mais ao contrário, tinha tirado umas imgens da internet para ter idéia de modelos de cachecol, estava tudo numa pasta chamada "idéias", ai uma amiga que mora fora do país me ligou pedindo para eu enviar alguns modelos para ela escolher, como ela não tem e-mail publiquei fotos no meu blog, mais já não sabia mais a autoria, como era somente para ela ver e escolher, publiquei, no mesmo dia recebi uma mensagem de uma das donas das fotos acabando comigo, me senti uma verdadeira bandida, ela só faltou dizer que eu não sabia fazer crochê, me sentindo muito mau e até chorando escrevi para ela pedindo desculpas e esclarecendo meus motivos, é claro que imediatamente apaguei a postagem, depois que a moça leu minhas desculpas, ela compreendeu o que fiz, pediu desculpas pela forma que se dirigiu a mim e resultado: somos amigas, já até passei encomendas para ela pela impossibilidade de atender tantos pedidos (graças a Deus). Depois desta não publico nenhuma foto sem saber a autoria, na verdade evito qualquer trabalho que não seja o meu.

    O que quero dizer, talvez eu nem esteja correta no seu caso, é que nem sempre as pessoas são vilãs, você é talentosa, tem um dom maravilhoso de Deus e é isto o que importa, não se chateie por tão pouco, afinal todos tem um lugar ao sol e com a ajuda de Deus sempre haverá muitos trabalhos para você atender, às vezes a gente fica até doidinha com tantas pedidos nê?

    Passe no meu blog, te convido para ser minha amiga, a porta esta aberta é so entrar.

    Tenha um bom dia.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ola Nany tudo bem?
    Amei o seu blog coisas lindissimas vc faz!!!
    Eu queri saber se é dificl fazer aquela blusa azul para menino tem dois modelos os dois estou começando aprender y gostaria de fazer pro meu bebe pq esta dificl de achar roupa pra ele já que ele é enorme rsrsrsrs.
    E se puder me passar o grafico dos dois eu agredeço desde já.Y quando fizer eu te mando a foto pra ver como ficou.Obrigada pela atenção y por compartilhar coisas tão lindas!!!

    ResponderExcluir
  6. Ha o meu email é laobezerra@hotmail.com obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Ai Nany que raiva isso viu...pior é que tem gente assim mesmo.
    Eu tenho uma amiga que já teve até o logotipo da marca dela furtada e publicando como se fosse da pessoa, e o pior é que essa pessoa fazia como se fosse loja virtual. Pode isso??
    Mas não fica assim não, isso é sinal de que o seu trabalho é maravilhoso viu!!
    Bjks...Aninha

    ResponderExcluir

Que bom que você veio me fazer uma visitinha!
Fico feliz que você não esteja saindo sem deixar seu comentário.

Por favor, insira seu email no comentário, para garantir que terá uma resposta, se assim desejar.

Obrigada por este carinho!
Beijos e volte sempre!