Se eu acreditasse, diria que alguém fez um boneco da Nany e anda praticando Vudú.
Não é possível...tem 3 semanas que nada dá certo, que tudo que falo é distorcido, que toda atitude minha é vista de maneira totalmente diferente do que realmente é.
E, quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece...sai de mim urucubaca!!!
O post é enorme...faça um alongamento e encare a leitura ou desista aqui...hehe.
Eu sempre gostei de participar de grupos e comunidades relacionadas ao artesanato. Desde os primórdios da internet (nem tanto) mas desde que comprei meu primeiro pc, que uso isto como forma de interagir com outras artesãs.
Primeiro foram os grupos do Hotmail...adorava!
Aí vieram os grupos do Google...não perdia nada.
Mas depois, visto que aconteciam coisas desagradáveis, resolvi me afastar...por anos não participei de nada.
Mas então, chegou o Orkut...e com ele, as comunidades.
Claro, lá estava a Nany participando da novidade e interagindo...mas novamente, comecei a perceber coisas que me desanimavam...exemplo:
Participava de uma comunidade que adorava, tinha muitas ideias aproveitáveis, dicas e truques...enfim...
Mas aí, comecei a notar que, a dona era aquele tipo grosseiro por natureza...se alguém fazia uma pergunta de algo que já tinha ali, vinha com 4 pedras nas mãos, quando bastava dizer: assunto já postado.
E pior que isso, era o cordão de puxa sacos que a cada postagem grosseira, vinha babando ovo e ovacionando a má educação da pessoa. Nunca aconteceu comigo, mas observei por meses aquela falta de polidez ao tratar as pessoas, inclusive senhoras para quem a net e as redes sociais eram novidade e, compreensivelmente, se atrapalhavam um pouco no inicio. Mas nem elas eram poupadas. Resultado: desisti.
Cheguei num ponto em que, ou eu saia de lá ou ia acabar soltando o verbo.
E, novamente, fiquei ausente deste tipo de contato.
Ultimamente, surgiram os grupos no Face... participo de um ou outro...alguns gosto de mais. Então, ontem, logo cedo recebi a foto de um casaquinho, receita comprada aqui no blog e a cliente fez questão de me enviar a foto dele pronto. Amei o gesto dela.
E logo depois, vi no Face que ela havia postado em um grupo a mesma foto, grupo este que eu desconhecia, nunca tinha ouvido falar. Fui espiar e resolvi me inscrever...fui aceita e minha primeira ação no grupo foi me apresentar e perguntar de que maneira eu poderia interagir, já que não estava ali para vender NADA e tão somente mostrar meus trabalhos, e curtir trabalhos de outras tricoteiras, até mesmo para inspiração.
Expliquei claramente que, nem todas as minhas receitas são FREE e que se eu poderia postar todos os trabalhos, inclusive trabalhos que as receitas estão a venda ou somente trabalhos de receitas livres.
Aguardei a resposta da moderadora antes de qualquer atitude.
A resposta veio assim: (notem o horário...resposta dada em seguida a minha pergunta)
O que deu para entender?
Na minha ideia que, eu fiquei autorizada a postar TODOS os meus trabalhos...correto?
Mas então, abri um álbum e coloquei somente algumas fotos, por falta de tempo mesmo...Mas para minha surpresa mais tarde, quando entro no Face estou sendo crucificada por postar fotos de trabalhos que tem receita a venda...Como assim???
Imediatamente expliquei que entendi que todas as fotos poderiam serem postadas e, claro, fui procurar a resposta me enviada autorizando (esta acima), mas novamente fui surpreendida por ter sido deletada do post a resposta. Isso é ou não é uma baita sacanagem???
A pessoa autoriza, deleta a autorização e vem posando de ofendida?
Aí tipo, "vou excluir já...se não for para compartilhar nem poste nada".
Meee...a tá...vou vender a cama né...vão me excluir...não durmo mais!
Se eu fosse depender de grupos para ganhar a vida, provavelmente estaria na fila do Bolsa Familia!
Estou me lixando se serei banida...até porque, sou eu mesmo que não quero fazer parte de um grupo onde se usa de recursos tão baixos a ponto de deletar as próprias palavras a fim de deixar outra pessoa mal na fita.
Mas como graças a Deus eu tenho escolhas, eu escolhi me retirar e gastar minha energia no bem.
No fundo, eu percebi, a revolta não foi pq postei trabalhos que tem receita a venda, a revolta foi porque cobro pelas receitas.
Sempre a cultura do que querer tudo de graça e nas mãos.
Críticas sempre recebi, por isso e por tudo, sempre tem gente achando algo para tentar me derrubar, como diz minha amiga "prego que se sobressai leva martelada"...realmente.
Eu vou sim continuar a cobrar pelas receitas, pq é meu trabalho e pq das minhas contas sei eu...
E sei que, a maioria, não se importa em pagar 5,00 para ter uma receita e a pessoa que a fez disponível para esclarecer suas dúvidas.
Ninguém é obrigada a comprar, compra quem gosta, quem quer e quem respeita o trabalho alheio.
Outro dia mencionei aqui o sonho de que em breve, poderei me dedicar a fazer só para doações, meus trabalhos...eu pensei sobre isso: pensava em continuar desenvolvendo receitas e postar tudo Free ou cobrar para usar o dinheiro delas para o material que faria as doações. Mas não sei se vale a pena compartilhar tudo mesmo...junto com quem merece, outras que nem tanto, se beneficiariam do meu trabalho.
Mas, voltando ao acontecido...
Não é realmente lamentável a postura de certas pessoas?
Fosse esta pessoa educada e de boa índole, teria me chamado em particular e dito: "olha, infelizmente, você não compreendeu a minha resposta, não é permitido postar fotos de trabalhos com receita a venda".
Seria totalmente aceitável e digna uma atitude desta. Eu compreenderia perfeitamente, deletaria o que estava "agredindo" o grupo e tocaríamos em frente.
Mas ao invés disso, preferiu negar a atitude que teve antes e fazer um novo post grosseiro e"revoltado".
Eu fico pensando quem leu minha pergunta e a resposta antes de ser deletada...o que pensou sobre isso?
O fato é que: se há uma coisa de que não preciso é usar de grupos ou páginas de terceiros para me promover ou aos meus trabalhos. Não faria isso, não acho ético...se alguém menciona o meu blog em algum lugar eu fico agradecida, mas eu não entro em blogs alheios me promovendo.
Eu tenho tantos seguidores e acredito que são pessoas que se identificaram com algo aqui...sejam os trabalhos, sejam as postagens, seja a conduta, o que for...e acho realmente uma benção ter tanta gente interessada no que tenho a mostrar ou a dizer.
E me orgulho de nunca ter oferecido prêmio algum para que me "sigam"...a não ser que serei sempre o mais transparente possível e estarei sempre, na medida do possível, disponível para ajudar.
Portanto, quem acompanha este blog deve saber que jamais eu tomaria uma atitude condenável, ética e moralmente.
Se a atitude que tomei foi agressiva, ofensiva ou qualquer coisa negativa ao grupo, foi na mais pura inocência..sem malícia, sem segundas intenções...bem ao contrário da postura da "senhora" que deletou sua resposta para poder "sentar a madeira", posando de gente boa.
O resultado disso tudo: decidi que o melhor que faço é focar no meu trabalho, doa a quem doer, e seguir em frente, porque, como eu já disse um dia aqui no blog: "Vai mais longe quem vai de consciência tranquila!"
E que todo mal desejado a mim chegue em forma de sucesso e paz!
beijos amigas e obrigada a quem conseguiu ler até aqui este desabafo.
Fiquem com Deus!
♥