14/05/2012

Dicas - Como Lavar o Bordado em Pto Cruz

Muitos emails me tem chegado me pedindo dicas de como proceder com a lavagem dos bordados.
Para a Rosely, a Andréa e a Gidelma, entre outras...e todas aquelas que acharem útil,vou deixar algumas, nada de extraordinário, somente detalhes que fui observando e sigo sempre, nestes mais de 15 anos de ponto cruz.
Como eu faço:
► Não lavo o etamine antes de bordar: Tem quem ache ruim bordar com a goma, eu não me importo e se o trabalho for grande, como mantas e tal, com o manuseio a goma vai saindo e o tecido fica maleável, naturalmente. Lembre-se que o trabalho será lavado depois de pronto e evite molhar o tecido mais que o necessário para manter o aspecto de novo.
► Enquanto bordo, sempre que deixo o trabalho de lado, na volta eu costumo antes lavar as mãos para evitar manchas.
► Procure algo onde possa carregar seu bordado de um lado para o outro e para deixá-lo quando for preciso "abandonar" por algum tempo. Pode ser uma caixa, uma sacola, enfim...algo que proteja e evite "surpresas" na hora de retomar o trabalho.
►Depois de pronto o bordado, eu costumo deixar de molho por cerca de 2 horas em água. Isto é suficiente para a encolhida do tecido e para a chamada "passada na água".
► Em trabalhos em que, apesar dos cuidados, houver necessidade de se lavar, eu coloco em uma bacia, água e um pouco de detergente neutro (tipo Limpol), sacudo para dissolver e deixo ali o trabalho, mergulhado por cerca de uma hora. Retiro da água e deixo "correr" água da torneira sobre ele até que não tenha resíduos do detergente. Coloco água novamente na bacia e deixo mergulhado por mais uma hora.
► Não uso sabão em pó para lavar bordados. Especialmente em cores fortes, como o vermelho, é comum depois de lavado com sabão em pó, "escorrer" a cor da linha para o tecido. Esta mancha é difícil de tirar, fica sempre uma 'lembrancinha" dela no local. Além disso, me parece que as fibras do etamine ficam diferentes quando de molho em sabão em pó. 
► Se houver uma sujeira em que o deixar de molho no detergente não resolva, e seja preciso esfregar, faça isso com delicadeza, no próprio punho. Nada de tábua de lavar ou máquina, pelo amoooor...:)
►Feito isso, na hora de colocar para secar, prefira um lugar onde não tenha muito vento, pois o etamine desfia que é uma beleza, ainda mais se não foi passado na overlock antes de bordar (recomendo).
►Não deixo secar por completo, prefiro sempre meio úmido, facilita e muitooo o passar.
► Se acontecer de esquecer e ele estiver seco, eu uso colocar por cima do bordado um pedaço de tecido bem fino (uso cambraia) molhado e então, passar. A umidade do tecido ajuda muito a tirar qualquer marca e dobra do etamine. 
    Esta dica é ótima também, para depois de pronto, já costurado ou seja qual for o acabamento: antes de tirar as fotos, eu passo muito bem com o auxílio do tecido úmido, deixando assim o trabalho bem apresentável. 
    Esta é a parte que eu mais gosto: enquanto deslizo o ferro, admiro o tecido que com uma agulha e algumas linhas, e muito carinho, transformou-se na imagem que vejo bordada. Nesta hora, fico meio que em transe, encantada cada vez mais com a arte do ponto cruz. (vá entender!!!...rsrs)
►Se o bordado for seu e você vai usar "de vez em quando", prefira guardar envolto em papel de seda azul ou plástico azul (saco de lixo também serve, desde que não por muito tempo e longe de umidade): isto evita que o tecido amarele com o tempo. Dica ótima para quem faz e tem dó de usar os bordados. :) E também para quem compra muito etamine e usa aos poucos.

Como vocês perceberam não tem nenhum "pulo do gato", são mais pequenos detalhes mesmo, mas que no fim fazem a diferença. Além de capricho, dedicação e carinho pelo trabalho que você fez, levou um certo tempo e merece estes cuidados.
Espero ter ajudado, principalmente as iniciantes. Como eu digo sempre, não sou a dona da verdade, isto é só o que eu faço e tem dado certo.
E, se alguém tiver alguma outra dica, compartilhe conosco.

Beijos,
Uma ótimo semana a todos!
Trabalhinho antigo, só para ilustrar a postagem :)

11 comentários:

  1. Com esse carinho e zelo, não tem como não durar e ficar sempre lindo. Tu ia ter pesadelo se eu te dissesse que já meti algumas toalhas de banho na máquina de lavar, hahaha.... Tá bom, nunca mais faço. Promessa de escoteira!
    Beijos amiga!!!

    ResponderExcluir
  2. Nany,

    Suas dicas são ótimas!
    Somos muito parecidas nos cuidados com os bordados...
    Quando bordo uma peça maior, coloco-a dentro de uma fronha ao parar de bordar por algum motivo.
    Ao retornar, como você, sempre lavo as mãos.
    Antes de começar o trabalho, passo o zigue-zague na etamine para não desfiar.
    Os cuidados fazem a diferença!
    Beijos e tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nany!!!!
    Amei suas dicas..... tem coisas que também faço assim.... Com esses cuidados, o trabalho sempre fica lindo....
    Eu costumo "pingar" com a canetinha alguns gráficos, pois a tinta sai quando deixa de molho..... assim, quando preciso parar de bordar, não preciso ficar contando novamente.....
    Ah.... sabe o que seria interessante??? Você fazer um vídeo bordando....seria bem legal....
    Fica com Deus.... Beijus

    ResponderExcluir
  4. Oi Nany, demorei a retribuir sua gentileza
    em fazer esse post,estava sem net.
    Adorei as dicas,algumas coisas eu já seguia
    outras nao,tem muito tempo que nao fazia ponto cruz,
    mas depois de ver tantos trabalhos lindos aqui em
    seu blog que voltei a fazer.

    Bjos!!!

    Gidelma

    ResponderExcluir
  5. Olá Nany!
    Amo seu trabalho, tudo muito lindo. Também costumo babar sobre meus bordados, é muito gratificante ver uma figura nascer.
    Deus te abençoe!
    Beijinhos...
    Vania

    ResponderExcluir
  6. oi, queria uma ajudinha, mandei fazer um jogo de cozinha, e gostaria de bordar, é melhor eu fazer o bordado antes ou posso mandar costura o etamine e bordar depois? obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Nany, conheci seu blog na minha procura por uma solução e adorei!!!! parabéns!!!! será que vc pode me ajudar? tenho quadros bordados e notei que alguns começaram a amarelar e um outro tem até pequenos pontos vermelhos no etamine, tirei das molduras mas não sei ao certo como lava-los para tirar essas manchas, vc sabe o que fazer nesse caso? e o mais engraçado é que os que ficam guardados (os de natal), não sofreram com isso, somente os que estão expostos.
    Agradeço desde já,
    Elisangela

    ResponderExcluir
  8. ah, o e mail,
    fontanacarrarocwb@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nany, conheci seu blog na minha procura por uma solução e adorei!!!! parabéns!!!! será que vc pode me ajudar? tenho quadros bordados e notei que alguns começaram a amarelar e um outro tem até pequenos pontos vermelhos no etamine, tirei das molduras mas não sei ao certo como lava-los para tirar essas manchas, vc sabe o que fazer nesse caso? e o mais engraçado é que os que ficam guardados (os de natal), não sofreram com isso, somente os que estão expostos.
    Agradeço desde já,
    Elisangela

    ResponderExcluir
  10. Tenho um bordado enquadrado a tempos na parede, o tecido morou um pouco é tem umas manchinhas amareladas. Como tirar estás manchas? Tenho medo de colocar clorofila com açúcar e o bordado descolorir. Alguém tem uma solução?

    ResponderExcluir

Que bom que você veio me fazer uma visitinha!
Fico feliz que você não esteja saindo sem deixar seu comentário.

Por favor, insira seu email no comentário, para garantir que terá uma resposta, se assim desejar.

Obrigada por este carinho!
Beijos e volte sempre!